This is Halloween! {3 receitas com abóbora}

31outubro (67)

Oh!, o Halloween, essa tradição anglo-saxónica já tão enraizada em nós! Querendo fazer mãe e filhos felizes, organizámos um jantar completamente em cima do joelho para alguns amigos, sendo o mote … o Halloween e as abóboras! Tenho de confessar que nunca vi a família tão excitadamente-sincronizada: a mãe com a sua obra-prima, a abóbora que está na fotografia (“epa isto é mesmo fácil!, e fica espetacular!!!”), a Violeta que tomou conta das decorações (rolos de papel higiénico que viram aranhas e vampiros) e o Romeu com a sua dentadura vampiresca, que mal lhe cabe na boca!

As receitas que partilho hoje convosco são bastante rápidas e simples, com excepção do cheesecake, que deverá ser preparado de véspera. Fizeram as delícias de vampiros, dinossauros e humanos (de diferentes faixas etárias). Não houve prato que se salvasse e sobrasse para contar a história deste 31 de Outubro, pelo que este é bom indicador quanto ao sucesso dos mesmos 😉

31outubro (31)

Entrada: Baguete recheada com queijo de cabra

(receita inspirada no livro da Joana Alves, Natural)

Ingredientes: 1 baguete, 1 queijo de cabra em rolo, uma erva aromática (usei tomilho), azeite & pimenta qb.

Preparação: Nada mais simples! Pré-aqueçam o forno a 180ºC. Façam alguns cortes ao longo da baguete e salpiquem com azeite, tendo o cuidado de confirmar que ele chega ao miolo. Introduzam fatias de queijo nos cortes que fizeram ao pão. Polvilhem com ervas aromáticas e pimenta qb. Levem ao forno cerca de 15min, embrulhado numa folha de papel vegetal. “Roubem” as pontas da baguete, porque quando derem por isso, o pão terá desaparecido!

31outubro (23)

Sopa: Creme de abóbora assada, aromatizado com côco e gengibre

(receita inspirada no livro da Joana Alves, Natural)

Ingredientes: 750g de abóbora assada no forno, 1 cebola, 2 dentes de alho, 1 alho francês pequeno, 2 cm de gengibre fresco (mais um pouco extra), 750ml de caldo de legumes (ou água), azeite, sal e pimenta qb, tomilho fresco, cajus torrados, leite de côco.

Preparação: Numa panela, juntem o caldo de legumes com a cebola, os dentes de alho, o alho francês e o gengibre; deixem cozer. Juntem a abóbora assada e triturem a sopa. Temperem com sal e pimenta. Na altura de servir, juntem um pouco de leite de côco (previamente aquecido), tomilho fresco, mais um pouco de gengibre fresco ralado e os cajus torrados. Deliciem-se com a mistura de sabores!

31outubro (40)

Prato: Todos no forno!

Ingredientes: Abóbora hokaido, batata doce, tomates cherrys, cebola, beterraba…, erva aromática a gosto, mel, azeite, sal e pimenta qb.

Preparação: Lavem e cortem todos os vegetais/ tubérculos. Espalhem num tabuleiro que possa ir ao forno, evitando a sobreposição das fatias. Polvilhem com sal, pimenta, a erva aromática que preferem, azeite e um fio de mel e levem ao forno (previamente ligado) cerca de 20 minutos ou até todos os vegetais estarem tenros. Acompanhem com carne, peixe, ou uma simples salada, para uma opção vegetariana!

31outubro (46)

Sobremesa: Cheesecake de abóbora

(receita inspirada no livro da Teresa Rebelo, Estava Tudo Óptimo!)

Ingredientes: Para a base – 200g de granola, 40g de azeite, 1 c.sopa de açúcar mascavado. Para o recheio – 4 ovos, 400g de queijo creme, 250g de queijo mascarpone, sumo e raspa de 1 laranja, 1 c.chá de canela em pó, 100g de açúcar mascavado. Para o topping – doce de abóbora (se for caseiro, tanto melhor!)

Preparação: Pré-aqueçam o forno a 180ºC. Num robot de cozinha, triturem todos os ingredientes da base e forrem com eles o fundo de uma forma com mola. De seguida, numa taça grande, misturem todos os ingredientes do recheio excepto os ovos; adicionem um a um, e batam bem até tudo estar bem ligado. Vertam para a forma e levem a cozer cerca de 65min. Retirem do forno e deixem arrefecer completamente na forma. Na altura de servir, coloquem um pouco de doce de abóbora no topo. Coloquem a forma no prato de servir e só depois abram a forma e retirem o arco. (Ah!, garantam que não se esquecem de nenhum ingrediente, sob pena de trocarem o sofá por uma visita ao supermercado mais próximo perto da hora deste fechar 😛 )

Sopa

31outubro (44)

31outubro (65)

 

Anúncios

One thought on “This is Halloween! {3 receitas com abóbora}

  1. Foge, qual sopa, quais vegetais, qual bolo de queijo, de facto o que fez toda a diferença foi a lanterna de abóbora; reparem naquelas arestas retilíneas, na classe daquele sorriso diabólico, naquele narizinho equilátero nem muito nem pouco empinado, perfeito! Isto é arte senhores, arte!! Entretanto e um mês depois de descobrir que o tomate é um fruto, descubro que a abóbora também é um fruto. ‘Tá bem, abelha! #somostodosfrutos querem ver???

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s