3×30

IMG_7468

Vamos directos ao assunto – se fosse a Sofia a escrever este post, poderia ser um desafio que envolvesse burpees e agachamentos… No meu caso não, o desafio é outro: 3 entradas para impressionar amigos, 30 minutos na cozinha. Impossível? Não! Trust me! Já há muito (demasiado) tempo que não partilho nenhuma receita convosco, por isso hoje partilho não uma, não duas mas três, minha gente, três receitas – e a promessa de que não passarão mais de 30 minutos na cozinha. A “aventura” desta vez começou antes do sol nascer (sim, eu acordo ainda o sol dorme) com uma sms da Sofia a desafiar para um jantar… nesse mesmo dia. Meio ensonada respondo algo como “estás louca”, mas 5 minutos depois respondo algo como “ok, levo o carro, já discutimos os detalhes”. Como de manhã é que se começa o dia (e eu adoro manhãs!), pensei logo em 2 entradas, mas estava bloqueada quanto ao “prato principal”. Se não fossem os miúdos (que têm de se alimentar como deve ser) proporia um jantar de petiscos, mas com eles não podia ser… Felizmente a Sofia disse prontamente que faria o seu hit, polvo à lagareiro, e mais tarde lembrei-me de uma 3ª entrada que gostaria de testar com alguns cobaias: crumble de sardinhas. Sim sim, leram bem, crumble de sardinhas! Curiosos? Não abandonem já o post, que hoje será mais longo e com mais texto que o normal 😉

Uma vez mais este post foi espontâneo, não tem fotografias pensadas, com o styling perfeito, as cores todas a condizer nem os props que tornam tudo mais bonito… Mas são fotografias da “vida real”, com a criançada a correr e a fazer birras, a querer ver o que está no forno e nós com mil cuidados para não “colarem” o nariz ao forno… Uma espécie de #viverdevagar com muito pouca tranquilidade (note-se, 4 babysitters para 2 miúdos + 2 a cozinhar ahahahahah).

Prontos? Começamos por acender o forno a 180ºC.

 

Para impressionar: Crumble de sardinhas

IMG_7454

Esta receita chegou a casa na altura do Natal, numa época de partilha e troca… de receitas, claro! Foi um prato que despertou sentimentos mistos… Pessoalmente acho que é daqueles que “primeiro estranha-se, depois entranha-se”! Mas ver a Violeta a comer com satisfação e pedir para repetir levou-me a partilhar a receita convosco – em troca peço-vos feedback, ok? 😉

Ingredientes:
– 3 latas de sarinhas em tomate (para quem gosta de algo mais caliente, usar as que têm molho de tomate picante)
– 1/4 de broa de milho
– Azeitonas pretas descaroçadas qb
– Azeite & ervas aromáticas qb

Começamos por abrir as latas de sardinhas e deixar o molho escorrer para o fundo de um pirex. De seguida abrimos as sardinhas ao meio, retiramos a espinha central e a pele e as escamas. Colocamos os lombos por cima do molho de tomate, criando assim a base. À parte retiramos a côdea da broa (reservando!) e, com os dedos (ou com um processador de alimentos) esfarelamos o miolo. Juntamos ervas aromáticas e azeite a gosto, envolvendo e homogeneizando o melhor possível o nosso “crumble”. Colocamos por cima da base de sardinhas. Por fim cortamos algumas azeitonas às rodelas e colocamos no topo. Levamos cerca de 20min ao forno, até a broa estar douradinha. Servimos ainda morno.

 

Reinventar um clássico: sopa fria de melão com presunto

IMG_7466

Porque melão com presunto fatiado é tão démodé 😛

Ingredientes:
– 1 melão (ou 2-3 meloas, fica igualmente delicioso!) – se já tiver fresco, melhor
– 1 molho de hortelã
– Fatias de presunto a gosto
– Restos de pão* – usei a côdea da broa + azeite e ervas qb (ou simplesmente comprar croutouns)

No caso de querermos fazer os croutouns em casa (claro que vamos querer!!), começamos por cortar os restos de pão/ côdeas em cubinhos com cerca de 1cm de lado. Colocamos o pão num recipiente que possa ir ao forno (uma singela forma de bolo é perfeita), regamos com azeite (quanto mais ensopados ficarem, melhor!) e polvilhamos com ervas aromáticas, a gosto. Envolvemos tudo e levamos ao forno cerca de 30min, mexendo-os de vez em quando por forma a que todas as faces dos croutouns fiquem coradinhas.
De seguida cortamos as fatias de presunto em pequenos pedaços e levamos igualmente ao forno, separadas entre si, por forma a “desidratarem” e ficarem crocantes. À semelhança dos croutouns, vamos mexendo de vez em quando, grantindo que não se queimam. Retiramos ao fim de cerca de 20min.
De seguida abrimos o melão, descartar as sementes e cortar aos cubos para dentro de um recipiente alto. Lavamos 2 a 3 pés de hortelã, cortando apenas as folhas para dentro do mesmo recipiente. Com paciência (e sem juntar água!), trituramos tudo com a varinha mágica (ou num processador de alimentos). Provamos e, se acharmos necessário, juntamos mais umas folhas de hortelã. Levamos ao frio para refrescar.
Servimos cada uma das partes em taças separadas, permitindo cada um criar a sua sopa – só com croutouns para os vegetarianos, com direito a tudo para os mais gulosos 😉

 

Para dar um ar gourmet: triffle salgado

(adaptado da receita original da Joana Limão)

IMG_7458

Esta receita da Joana tem feito muita gente feliz – começando pelos cobaias lá de casa, arriscando num evento e ontem, na prova de um grupo com exigente travo gastronómico 😛 é uma receita que deve ser servida fresca, e na qual eu troquei as vieiras por camarões. Além disso faz cá um vistaço!!!

Ingredientes (para 6 taças):
– ~250g camarões descascados (já sabem que eu sou masoquista e prefiro comprar congelados e cozer em casa) – reservar 6 inteiros, para decoração
– 1 abacate, maduro
– 1/2 pepino – reservem o resto para decoração
– 1 lima
– cebolinho qb
– croutouns * (exacto, eu prefiro fazer em casa, como a Joana sugere – neste caso usei a broa, como descrito acima)
– Sal & pimenta qb

Comecem por descascar o abacate e o pepino, colocar num recipiente, cobrir com o sumo da lima, sal, pimenta e cebolinho qb. Reduzam a puré com a varinha mágica. Provem e retifiquem os temperos. Piquem mais um pouco de cebolinho e misturem no creme. Coloquem 6 copos e façam camadas de creme, camarões e croutouns; terminem com um camarão inteiro, para fazer pandam! Levem um pouco ao frio antes de servirem, garantam que servem as tacinhas bem fresquinhas!

 

E claro! O polvo da Sofia! Pfffff ainda diz ela que não gosta de cozinhar…

IMG_7500

 

Prometemos trazer-vos “afesta do ano no próximo post! Curiosos?

IMG_7452

IMG_7493

IMG_7496

IMG_7498

IMG_7553

IMG_7469

IMG_7461

IMG_7465

IMG_7503

 

Anúncios

4 thoughts on “3×30

  1. Como????? Como é que eu digo agora ao meu estômago que hoje o jantar são bifes de peru com massa deslavada? Porque é que abri isto?!? E agora deste-me uma ideia, o próximo sunsetxi dji póbri vai ficar condicionado por um desafio de treino funcional de manhã cedo…e só quem for e fizer o insanity às 7h da manhã é que depois, ao final da tarde, pode estar presente!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s