Pequenos-almoços saudáveis V: porridge de maçã/ Healthy breakfasts V: apple porridge

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Quase quase a entrar em Fevereiro, este pequeno-almoço é uma bela desculpa para ligar o forno e aquecer a casa – porque esta é também uma excelente sugestão para sobremesa e lanche! A primeira vez que vi a receita, no lindo blog Ananás & Hortelã fiquei logo com imensa vontade de experimentar; ao cruzar-me acidentalmente com outra versão da mesma receita, no Compassionate Cuisine, decidi que esta seria a sugestão do último dia deste frio mês de Janeiro!!!

Almost about to enter in February, this breakfast is a great excuse to turn on the oven and heat the house – because this is also an excellent suggestion for dessert or snack! The first time I saw the recipe in the beautiful blog Ananás & Hortelã, soon I was with immense desire to try; so when I accidentally saw another version of the same recipe, in the Compassionate Cuisine‘s blog, I decided that this would be the suggestion of the last day of this cold month of January!!!

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Porridge é, aparentemente, um nome fino para chamar a “papas de aveia no forno”. Por isso, para estas em particular, vão precisar: 2 maçãs reineta (assadas), 1 cháv. de leite (da vossa preferência), 1 cháv. de flocos de aveia, 2 c.sopa de canela em pó, 1c.chá de gengibre, 1c.sopa de agave (bem, foi o que usei, podem usar mel, açúcar amarelo, ou nada – a fruta é doce!), 1 c.chá de fermento em pó, 1 maçã cortada aos cubos e 1/2cháv. do vosso fruto seco preferido, grosseiramente picado (podem ver que qualquer das duas receitas acima mencionadas combinam, tipicamente, maçãs-canela-nozes, mas vocês já perceberam que eu adoro amêndoas!).

Liguem o forno a 180ºC; no copo da varinha mágica (também já perceberam que sou fã desta utensílio!) juntem as maçãs assadas (sem casca), o leite, agave, canela, gengibre e fermento e reduzem a puré. Juntem de seguida os flocos de aveia e coloquem tudo num recipiente que possa ir ao forno; polvilhem com os cubos de maçã e os frutos secos. Levem a assar cerca de 20-25min, deixem arrefecer um pouco (se conseguirem!) e… ao ataque! Perdão, bom pequeno-almoço, tranquilo. e Bom fim-de-semana 😉

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Porridge is, apparently, a better name to call to “baked oats”. So for these in particular, you will need: 2 apples (baked), 1cup of milk (of your choice), 1cup of old fashioned oats, 1tbsp ground cinnamon, 1tsp of ground ginger, 1tbsp of agave (well, that’s what I used, you can use honey, brown sugar, or anything – the fruit is sweet!), 1tsp baking powder, 1 extra apple cut into cubes and 1/2cup of your favorite dried fruit, coarsely chopped (as you can see, both of the  recipes mentioned above combine typically apples-cinnamon-walnut, but I guess you have already realized how much I love almonds!).

Turn on the oven to 180ºC; in the cup of magic wand (and you also have realized that I am a fan of this tool!) join the baked apples (peeled), milk, agave, cinnamon, ginger, baking powder and reduce the mixture. Then, join the oats and put all in a container that can go in the oven; sprinkle with the cubes of apple and dried fruit. Take the bake about 20-25min, let cool a bit (if you can!) … And ready… set… GO! Sorry, good breakfast, quiet, and have a nice weekend 😉

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Não posso terminar este mês sem vos deixar mais alguma sugestões de pequenos-almoços saudáveis e alternativos – espreitem aqui e inspirem-se!

I can not end this month without leave you some more suggestions for healthy and alternative breakfasts – see more suggestions here and be inspired!

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