Bolo de Laranja

 

laranja1 letras

Adoro o som da chuva e o cheiro da terra molhada. Dá vontade de ligar imediatamente o forno e juntar farinha, açúcar e ovos a alguns ingredientes mais, que serão as estrelas da tarde. Se a tudo isto juntarmos uma tarde de domingo, nada poderia ser mais perfeito. O bolo de laranja é um clássico, mas podemos torná-lo algo especial e cheio de sabor!  A receita de bolo que aqui vos deixo é básica e está no livro de receitas da Bimby, mas pode facilmente ser adaptada ao método tradicional.

Ingredientes:

– 1 laranja (+ 1 para a calda)

– Sumo de 2 laranjas

– 200g açúcar (+ 2 colheres de sopa para a calda)

– 100g óleo

– 4 ovos

– 300g farinha

– 2 c. chá fermento

– Especiarias (para a calda)

 Preparação na Bimby:

Pré-aquecemos o forno a 180ºC. Colocamos a laranja inteira no copo com o sumo das outras duas laranjas e programamos 15seg/ vel 9. Juntamos o açúcar, o óleo, os ovos e programamos 2min/ 37ºC/ vel 4. Juntamos por fim a farinha e programamos 15 seg/ vel 3. Untamos uma forma e vai ao forno cerca de 45min.

Preparação tradicional:

Pré-aquecemos o forno a 180ºC. Ralamos finamente a casca de 1 laranja e esprememos o sumo, que será misturado com o restante sumo. Batemos o açúcar com os ovos e o óleo e juntamos de seguida o sumo das laranjas; por fim, a farinha misturada com o fermento. Untamos uma forma e vai ao forno cerca de 45min.

laranja3

O segredo está em fazer uma calda deliciosa enquanto o bolo está no forno! Começamos por cortar finamente a casca de uma laranja, evitando a parte branca; de seguida, cortamos em tiras muito finas e esprememos o sumo da laranja. Levamos ao lume o sumo e as cascas, com duas colheres de sopa de açúcar (usei amarelo), um pau de canela, 2 cravinhos e uma estrela de anis (podem variar as especiarias ao vosso gosto, juntando erva-doce, por exemplo) e por fim um cálice de licor de tangerina (ou outro da vossa preferência). Deixamos ferver um pouco mas sem reduzir – não pretendemos um xarope, mas sim uma calda. Retiramos as cascas e envolvemos em açúcar; espalhamos sobre um tabuleiro forrado com papel vegetal. Quando o bolo estiver cozido, retiramos do forno e colocamos o tabuleiro com as cascas, desligando-o de seguida mas mantendo a porta fechada, a fim das cascas desidratarem um pouco. Regamos o bolo com a calda e decoramos com o pau de canela e as tirinhas de casca 😉

laranja2 peq

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s