Casa Nova, Receita Nova!

doce_ovos
Diz-se que “Ano Novo, Vida Nova”, eu digo que “Casa Nova, Receita Nova”! Pois é, após uma atribulada semana a mudar de casa, com viagens inimagináveis, conseguimos. E temos material para uma série, chamada “Como mudar de casa em 15 viagens de Metro” – com estantes à mistura! Sim sim, viajámos com uma estante inteirinha, e fomos motivo de boa disposição no Metro, ou pelo menos as pessoas riam-se da nossa figura triste…

Agora somos 3 geo-portugueses numa casa… Um deles é vegetariano e temos (em particular a Sara, avessa à separação do lixo) um novo “desafio”: para além do lixo-papel-embalagens-vidro, vamos separar também o lixo orgânico, que o Ricardo entrega em algumas hortas.

Mudámo-nos definitivamente ontem… E limpámos a cozinha toda! O caos, o cansaço e a pouca vontade de cozinhar levaram-nos a tomar banho e sair. Um dos locais onde mais gosto de estar à noite, por aqui, é na casa de chás marroquina. É calminho, boa música (em geral) e um chá de absinto que é de ir aos céus!!!!! Conversa puxa conversa… E eu distraio-me…  E fico a pensar que tenho que finalmente estrear uma cozinha “só para mim” e um forno de tamanho normal… E porque não bombons recheados com doce de ovos, diz o Mocho… Challenge acepted!!!!!! A Sara já me tinha pedido os deliciosamente simples “queques de amêndoa fofinhos” (que só levam claras)… PERFEITO!!!! Claras para um lado, gemas para o outro!!!! Mas ter por aqui apenas 4 formas de queques é limitativo, e para evitar muitas fornadas fiz um bolo com a massa toda! Meanwhile, o chocolate arrefecia nas forminhas e o doce de ovos refrescava um pouco… Palavras para quê, aqui fica o resultado final!!!

doce_ovos2

doce_ovos3

Receita de bombons: preparar o doce de ovos versão simples de acordo com o recheio das Tortas de Azeitão. Derreter chocolate (usei negro) e preencher fundo e paredes das formas; deixar solidificar e arrefecer totalmente. Encher cerca de 2/3 com o doce de ovos, derreter mais um pouco de chocolate e com uma espátula alisar as formas. Deixar solidificar muito bem, desenformar e, se for necessário, com uma faca afiada, cortar o chocolate extra que ficou nos bordes do molde.

Espreitem este blog, Maria Lunarillos, do qual sou fã, e cujas dicas segui!

almedras1

almedras2

– Receita bolo de amêndoas: a receita original é da Mafalda Pinto Leite; eu geralmente junto um pouquinho de farinha e, desta vez, experimentei fazer um só bolo em vez de pequenos cupcakes. Resultado deslumbrante!!! A Sara gosto muito destes bolos porque, pelo facto de não levarem farinha nem gemas, ficam muito “fofinhos” e levezinhos. Claro, não faço a cobertura de limão; cubro com amêndoas laminadas. Adoro amêndoas, nunca é em excesso!!

INGREDIENTES:

125g de manteiga sem sal
1 chávena de amêndoa moída
1 chávena de açúcar em pó, peneirado
¾ chávena de farinha sem fermento, peneirada
1 colher de chá de fermento em pó
5 claras de ovo, ligeiramente batidas

Aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma com manteiga e farinha. Derreter a manteiga numa panela pequena, em lume brando. Deixe dourar ligeiramente. Retirar do lume e reserve. Numa tigela grande colocar a amêndoa moída, açúcar, farinha e fermento, misturando bem. Juntar as claras e misturar. Adicionar a manteiga derretida e mexer ate obter uma massa cremosa. Levar ao forno cerca de 30-40min, ou até o bolo ficar dourado e não ceder quando ligeiramente pressionado com o dedo, mas ainda húmidos no interior. Retirar do forno e deixar arrefecer por completo.

BOM FIM-DE-SEMANA!

Anúncios

2 thoughts on “Casa Nova, Receita Nova!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s