Nozes & Café

 

 

 

 

Imagem

Gosto muito, muito de café – do cheiro, do sabor, de partilhar um café com os amigos, onde falamos de tudo e de nada. Muitas vezes o cafezinho é acompanhado por algumas das minhas bolachas ou outras invenções culinárias. Esta é uma experiência nova, e o meu calcanhar de Aquiles confirma-se: tenho de arranjar urgentemente um/a sócio/a que consiga fazer coberturas bonitinhas e com alguma consistência!!!!

Imagem

INGREDIENTES

Bolo:

– 225g manteiga sem sal, à temperatura ambiente

– 225g açúcar (geralmente utilizo açúcar amarelo)

– 4 ovos

– 225g farinha com fermento

– ½ chávena de café expresso frio (aproximadamente 2 colheres de sopa; pode-se juntar mais ou menos conforme o gosto)

– Nozes picadas grosseiramente q.b.

Creme de manteiga e café:

– 150g manteiga sem sal à temperatura ambiente (para quem gosta de coberturas de queijo, como eu, trocar a manteiga por Philadelfia é sempre uma óptima opção – e certamente mais light!)

– 300g açúcar em pó (icing sugar)

– ½ chávena de café expresso frio (aproximadamente 2 colheres de sopa; pode-se juntar mais ou menos conforme o gosto)

– Nozes picadas grosseiramente q.b.

– 6-8 metades de noz

Ligar o forno a 180ºC; preparar uma forma rectangular com margarina e farinha (se só tiveres formas redondas não te preocupes, lê até ao fim!).

Começar por bater a manteiga com o açúcar, até formar uma pasta homogénea e ligeira; de seguida juntar os ovos um a um, lentamente, envolvendo bem; de seguida o café e por fim a farinha, aos poucos, até a massa ficar homogénea. Misturar as nozes picadas. Verter para a forma e cozer cerca de 30-40min. Desenformar e deixar arrefecer completamente.

TRUQUE: Fazer o bolo na noite de véspera, para que arrefeça totalmente até à manhã de servir.

Para a cobertura, bater a manteiga e o açúcar até formar uma massa ligeira; juntar o café e continuar a bater  – este seria o momento em que a textura do creme se assemelharia a chantilly, mas eu nunca consigo atingir esse ponto… No entanto, até hoje, nunca ficou nada por comer!!!!

Partir o bolo em rectângulos (se tal como eu tiveres uma forma redonda começa por cortar quatro pontas até obteres um quadrado; depois corta-o em rectângulos). Cortar, horizontalmente, cada rectângulo em três (ou simplesmente ao meio se o bolo não crescer muito). Entre cada camada colocar 1-2 colheres de sopa de creme e algumas nozes picadas. Por fim colocar mais um pouco de creme no topo e uma metade de noz. Et voilà! Servir com um belo café quentinho!!!

Imagem

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s